quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Curtas (XXXVIII)

1.Comer e beber em Centros Comerciais
É quase sempre um suplício, para mim, comer e beber em Centros Comerciais (C.C.), à base de tabuleiro na mão, paga na caixa e desaparece para a vala comum. Normalmente acompanho o "fast food" com cerveja, pois serviço de vinhos é coisa que não existe.
Esta afirmação era verdadeira até há pouco tempo. Recentemente, abriu no C.C.Allegro Alfragide um espaço de restauração que veio contrariar as ideias feitas, quanto a comer e beber nos C.C.. Este novo espaço dá pelo nome de Serra da Estrela - Allegro, mas não tem qualquer ligação com o Serra da Estrela do C.C. Amoreiras, segundo me disseram.
É um restaurante, perfeitamente delimitado, com um simpático atendimento à chegada. Pode beber-se vinho à garrafa ou a copo (só o da casa), tendo eu constatado que o serviço cumpre as regras básicas e está muitos furos acima da maioria dos restaurantes em Lisboa. A garrafa vem à mesa e o vinho é dado a provar, antes de ir para o copo.
Bebi, a copo (aceitável, mas podia ser melhor), o branco Encostas da Estrela 2012, um Dão da Adega Cooperativa de Tazém. Frutado, fresco e descomplicado, sem outras pretensões que não sejam fazer boa companhia à comida. Por 1,75 € (!), não se pode exigir mais.
A gastronomia ainda não encontrou o seu caminho (já comi bons pratos e outros para esquecer) e quanto aos guardanapos, o papel é tão rasca que se rasga logo que se limpa a boca. Ó senhores do Serra da Estrela, se não querem pôr guardanapos de pano (mas aí marcavam bem a diferença), ao menos invistam num papel mais resistente!
2.Restaurantes revisitados
.Descobre (R.Bartolomeu Dias) - é sempre um prazer voltar a este espaço (restaurante e mercearia): ementa original, muitas referências para picar e a possibilidade de se ir buscar o vinho à sala do lado (preços de garrafeira) e pagar mais 20 % da taxa de rolha. Bom serviço de vinhos.
.Este Oeste (CCB) - já zurzi fortemente o serviço deste simpático espaço, mas na última visita as coisas correram melhor, excepto a espera que foi demorada; a comida seja italiana ou japonesa tem tido sempre qualidade e a esplanada, com vista para o Tejo, é uma mais valia.
.Crôa (Praia Grande) - é um restaurante de praia, onde o peixe tem a melhor relação preço/qualidade que eu conheço; também tem comida de tacho, que não conheço mas quero experimentar no inverno; vistas para o mar, são também uma mais valia.

Sem comentários:

Enviar um comentário