sábado, 4 de outubro de 2014

Curtas (XL)

1.Vinhos e Gastronomia na TV
Na minha última Curtas (XXXIX), publicada em 25/9, tinha alertado os seguidores deste blogue para os programas Verdade do Vinho (RTP2, 3ª feira 22h45) e Guerra dos Pratos (Fox Life, 5ª feira 21h45).
Quanto ao primeiro, que conta com o apoio da ViniPortugal, não podia ter começado da melhor maneira, precisamente com os nossos amigos Douro Boys (Cristiano van Zeller, Dirk Niepoort, Francisco Ferreira, Francisco Olazabal e Tomás Roquete), presença constante nas provas e jantares vínicos organizados pelas CAV e em cujas quintas fomos recebidos principescamente.
Dali para o DOC, onde os apresentadores Sónia Araújo e Luis Baila (este jornalista dá indicações de quem percebe de vinhos) estiveram com o chefe Rui Paula, que abordou as harmonizações da comida com o vinho.
Seguiu-se a visita à Quinta da Gaivosa, onde o veterano Domingos Alves de Sousa e o jóvem Tiago, seu filho e enólogo da casa, também eles presentes em eventos nas CAV, conduziram uma vertical com as colheitas 1995, 2000 e 2005.
Terminou este 1º episódio, que ainda pode ser visto pelos utentes da antiga Zon, numa das quintas da Sogrape, onde tiveram a companhia de Manuel Guedes, Director do Clube 1500.
Quanto ao segundo programa, Guerra dos Pratos, o seu interesse é nulo ou quase!
2.Novas garrafeiras e lojas gourmet
Há alguns meses, abriram:
.Spirits & Wine (R. Castilho,201 D), pertencente a uma distribuidora. A responsável da loja é a Eugénia Vasconcelos, vinda da Wine O' Clock e uma das fundadoras da garrafeira VinoDivino, a quem chamávamos, carinhosamente, as "Meninas da Lapa";
.Douro Meu, o Gourmet Duriense (Saldanha, junto ao C.C. Monumental). Aposta no Douro, como o nome sugere, mas confinada a um espaço ínfimo, quase um vão de escada.

Sem comentários:

Enviar um comentário