quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Jantar Sandra Tavares da Silva

Este jantar vínico, com vinhos e presença da enóloga e produtora Sandra T. Silva, o 39º organizado pela Garrafeira Néctar das Avenidas, coincidiu com o 3º aniversário desta loja. Parabéns ao João e à Sara Quintela e votos de muitos mais anos de vida!
O evento decorreu, mais uma vez, no Hotel Real Palácio. A ementa manteve, talvez com a excepção da entrada, a qualidade habitual. O serviço de vinhos fez milagres, com mais de 200 copos Schott modelo bordalês a rodarem pelas mesas ao longo do repasto, o que não é nada fácil.
Desfilaram:
.Chocapalha Arinto 2013 - fresco e mineral, precisa de mais tempo de garrafa para dar o salto, O copo em que foi servido também não ajudou. Nota 15,5+.
Fez companhia a uma série de canapés.
.Guru 2013 em magnum (feito a meias com o Jorge S. Borges) -  fruta madura, caruma de pinheiro, boa acidez, madeira ainda presente, volume de boca; gastronómico e cheio de personalidade. Como dizia o Fernando Pessoa, primeiro estranha-se, depois entranha-se. Nota 17,5.
Acompanhou uma entrada de massa fresca, cogumelos porcini e natas. Era um prato pesado com a massa a sobrepor-se e alguma dificuldade de encontrar os cogumelos.
.Crochet 2012 (a meias com a Susana Esteban) - aromático,fruta vermelha presente, acidez e vivacidade, taninos vigorosos mas elegantes, volume e final longo; ptrecisa de tempo de garrafa para se mostrar plenamente. Nota 18.
.CH by Chocapalha 2011 - nariz inicialmente contido, a abrir ao longo do jantar, fresco, boa acidez, notas florais, taninos civilizados, volume médio e final extenso e adocicado. Nota 17,5+.
Estes tintos maridaram com um excelente lombo de bacalhau com açorda de camarão.
.Chocapalha Reserva 2012 branco - aromático, presença de citrinos e notas florais, boa acidez, alguma gordura e volume, Nota 16,5+.
Ligou bem com a tábua de queijos.
O evento acabou com o bolo de aniversário , acompanhado pelo Porto 10 Anos da Wine & Soul, demasiado simples para o patamar a que já estamos habituados.
Mais uma boa jornada, apesar de demasiado extensa, de convívio, comeres e beberes.

Sem comentários:

Enviar um comentário