terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Mercado da Ribeira : o Expresso, o Sea Me, etc

1.Expresso: distração ou miopia?
Leio na Revista do último Expresso (Sábado 29/11) e não quero acreditar. Na reportagem dedicada aos Mercados de Campo de Ourique e da Ribeira (página 80 e seguintes), a jornalista Carolina Reis escreveu "(...) o novo Mercado da Ribeira abriu com 30 bancas, quatro delas da responsabilidade de conhecidos chefes nacionais: Alexandre Silva, da Bica do Sapato, Marlene Vieira, do Avenue, Vitor Claro, do Claro, e Henrique Sá Pessoa, do Alma. (...)".
 Então, e o consagrado chefe Miguel Castro e Silva? Não é um chefe nacional, como os outros 4? Não tem um espaço exactamente igual aos outros 4? A jornalista estava distraida ou é miope?
Francamente...
2.Sea Me: sopa de peixe rica ou pobre?
Já aqui referi o Sea Me por 2 vezes, a primeira crónica "Almoço no Sea Me", publicada em 20/8/2011, e a 2ª "Mercado da Ribeira : 4 em 1", editada recentemente em 16/11/2014.
Nesta última, dava conta que a sopa rica de peixe que me serviram, só era rica no nome. Como desculpa, disseram-me que era do fundo da panela. Conclusão, não a deveriam ter servido.
Recentemente, voltei a este espaço no Mercado da Ribeira, para comprovar se a culpa era mesmo do fundo da panela. Não era, a panela estava cheia, mas o que veio parar ao prato foram uns farrapos de peixe. Nem um camarão, nem um mexilhão, nada!
É preciso descaramento, chamarem àquela sopa rica. Deveriam corrigir o nome para sopa pobre de peixe! Aliás, o cartaz que a publicita refere que é elaborada "com aquilo que o mar nos traz". Pelos vistos, traz pouca coisa...
Francamente...
Mas nem tudo é mau. O torricado de atum (6 €), que vem praticamente cru, é muito saboroso e recomenda-se.
3.Cozinha da Felicidade (Petiscos à Portuguesa)
Também comi neste espaço, embora noutro dia, um saborosíssimo atum dos Açores braseado com batata doce (9 €), Uma delícia.
Em qualquer uma destas visitas não bebi vinho, tendo-me ficado pela água. Há que dissolver em água os vinhos que tenho provado/bebido nestes últimos dias:
.6ª feira - jantar de Vinhos Sandra T. Silva
.Sábado - visita à Adega Mãe, com almoço
.Domingo - em família, com Soalheiro e Reserva Especial 2007
Oportunamente publicarei as respectivas crónicas.  

Sem comentários:

Enviar um comentário