terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Rescaldo das Festas 2014

As Festas deste ano desenrolaram-se em 3 diferentes momentos, cujos participantes e locais de convívio não foram sempre os mesmos e os vinhos postos na mesa (eram praticamente todos da minha garrafeira; as excepções estão assinaladas com *) estavam de acordo com o respectivo universo.
Notícia abreviada sobre os comeres e beberes:
1.Consoada
Passou-se em casa de familiares, com um grupo alargado, tendo vindo para a mesa:
.Allo Alvarinho/Loureiro 2013 - aromático, acidez equilibrada e mineral, foi lindamente com uns pastelinhos de bacalhau e aguentou-se com o polvo cozido.
.Monte dos Cabaços Colheita Seleccionada 2008 - fresco, especiado e algum volume de boca, casou muito bem com o bacalhau com broa e grelos. Uma boa surpresa e excelente relação preço/qualidade.
.Qtª Seara d' Ordens LBV 2009 - muito frutado, boca potente e doçura no ponto, fez um casamento com as sobremesas (bolo real, bolo rainha,...), com alguma turbulência.
2.Almoço de Natal
Decorreu em casa do meu filho mais velho, tendo o grupo de participantes encolhido um pouco:
.Adega Vila Real Grande Reserva 2011 * - não sendo um grande vinho, o facto de ser de uma colheita excepcional contribuiu para um feliz casamento com um prato de borrego no forno.
.Moscatel de Setúbal Bacalhôa 2011 *  - citrinos em evidência, fresco e envolvente, acompanhou bem as sobremesas que sobraram da véspera.
* comprados pelo dono da casa.
3.Almoço de domingo
Finalmente "chez moi", foi o prolongamento dos festejos natalícios, tendo participado apenas o núcleo duro da família (mulher, filhos e noras) :
.Parcela Única Alvarinho 2011 - frescura, complexidade e algum volume, maridou bem com alguma conservas compradas no mercado mensal do CCB, que se realiza no 1º domingo (coelho vilão, cogumelos, azeitonas esmagadas e cebola confitada).
.Charme 2007 - fresco, elegante e harmonioso, fez jus ao seu nome e ligou muito bem com arroz de pato, o que não teria acontecido se tivesse escolhido outro mais taninoso.
.Borges Malvasia 30 Anos - frutos secos, brandy e algum vinagrinho, bateu-se bem com uma mousse de chocolate.
4.Nota final
Esta foi a minha última crónica deste ano. Em Janeiro, como é habitual, recomeçarei com o balanço do ano, com o Top 10 de brancos, tintos, fortificados, restaurantes, crónicas mais lidas e eventos.
Até lá tenham um bom ano, com votos que seja melhor do que este 2014 de má memória.


Sem comentários:

Enviar um comentário