sábado, 20 de dezembro de 2014

Verdade do Vinho na Madeira

Na última 3ª feira, o programa Verdade do Vinho foi integralmente dedicado ao Vinho da Madeira. Os jornalistas da RTP, Sónia Araujo e Luis Baila, visitaram as principais casas produtoras deste néctar dos deuses e foi-lhes dado a provar autênticas raridades, ficando eu na dúvida que os tivessem apreciado devidamente. Numa situação destas, é costume dizer-se que dão nozes a quem não tem dentes...
E eu, confesso, fiquei cheio de inveja. Vejam só: entre outros, foram provados:
.Henriques & Henriques - Solera Malvasia 1900
.Barbeito - Malvasia 1880
.Instituto do Vinho da Madeira (IVM) - Bual 1954
.D' Oliveiras - Sercial 1937, Verdelho 1912, Boal 1908, Malvazia 1895 e Terrantez 1880
.Blandy - Bual 1969
Destas relíquias, apenas tenho provado o Blandy's Bual 1969, aliás excelente. Os outros, nem cheiro!
Vale a pena apreciar o programa, sendo ainda possível visioná-lo até 3ª feira. Indispensável a quem aprecie verdadeiramente o Vinho da Madeira!

.

3 comentários:

  1. Caríssimo, estive recentemente na Madeira a provar esses e muitos outros, sugiro leitura dos artigos da minha autoria e dos meus colegas do projecto Blend-All About Wine.
    http://blend-allaboutwine.com/pt-pt/magazine/vinhos/madeira/
    http://blend-allaboutwine.com/pt-pt/magazine/vinhos/madeira/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela informação. Já li e gostei. É importante que haja mais enófilos a promover o Vinho da Madeira. Os profissionais, com excepção do Rui Falcão, andam um pouco arredados.

      Eliminar
  2. Obrigado pelas palavras Francisco Cunha, por curiosidade aquele Malvazia 1880 da Barbeito é a alma do tão badalado Mãe Manuela, foram ao que me constou utilizados cerca de 60 litros desse 1880 pelo que apenas restaram cerca de 2 litros apenas na adega. É vinho para se estar uma tarde inteira de roda do copo.
    Grande abraço.

    ResponderEliminar