sábado, 10 de janeiro de 2015

2014 : na hora do balanço (V) : 10 espaços de restauração

A crónica de hoje é dedicada aos espaços de restauração, sejam restaurantes ou bares de vinho, que visitei ao longo do ano passado. E foram dezenas...
Como critérios de avaliação, tive em conta a cozinha, seja tradicional ou de autor, desde que tenha qualidade acima da média, o ambiente, o serviço e a componente vínica.  Neste último item, conta a oferta (à garrafa e a copo), os copos, as temperaturas, os preços e o serviço de vinhos propriamente dito. Sendo, por vezes, dificil hierarquisar estes espaços, optei pela ordem alfabética:
1.Assinatura
2.Avenue
3.Casa do Bacalhau e Via Graça
4.Casa de Pasto
5.Corte Inglês (restaurante principal),
6.Descobre
7.Enoteca de Belém
8.Paço dos Cunhas de Santar
9.Sabores d' Itália
10.1300 Taberna
Também tiveram uma boa prestação A Commenda, deCastro (Pç Flores), Guarda Real, Herdade das Servas, Sem Dúvida, Tivoli Palácio Seteais e Umai.
Mas, os meus preferidos, acima de tudo, são : Sabores d' Itália (veio ocupar o lugar do saudoso Flora, entretanto encerrado), Avenue, Casa de Pasto, Enoteca de Belém e Descobre.
A próxima crónica será dedicada aos Eventos de 2014.

7 comentários:

  1. gosto de ver mencionado o "sem dúvida". digo-o porque me dá a sensação que tem pouco "tempo de antena" face ao que merece, não é um sítio muito referido. fiz 3 visitas e em todas esteve bem ou muito bem.

    ResponderEliminar
  2. Caro anónimo (pode identificar-se?),
    Obrigado pelo seu justo comentário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. era eu o anónimo das 13:19, francisco. abraço

      Eliminar
  3. Concordo com a sua lista, no que se refere ao Descobre ao 1300 Taberna.
    Sobre o avenue e assinatura tenho de experimentar, pois fiquei com curiosidade

    ResponderEliminar
  4. Aqui é o Teixeira. Muito me interessei pela tua lista. Algumas dúvidas e uma certezaa: o Avenue. Estive, tempos atrás, no Assinatura, penso que era o primeiro chefe, e encomendei, com três dias de antecedência, uma pato a Pequim. Inservível. Rijo. Fomos maltratados e pagamos caro por um jantar que falhou em tudo. Soube que há um novo chefe. Busco, faz muito tempo, um restaurante italiano em Lisboa. Será o Sabores d' Itália? Paços da Cunha de Santar é o vinho ou se refere a quinta (desculpe a ignorância)? Reluto em ir a Casa do Bacalhau, faz tempo. Tem receio de enchentes de conterrâneos ávidos pelo "fiel amigo", inclusive até nas sobremesas (um gelado de bacalhau?). Conto com suas orientações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpe, mas o Sabores D'Italia não me era estranho. Fica em Caldas da Rainha. Ótimo. Lá iria, agora mesmo é que vou. Teixeira

      Eliminar
    2. Antes de ir ao Sabores d' Itália é melhor confirmar, pois eles iam 1 semana de férias. Este restaurante tem uma componente de cozinha italiana, mas também cozinha portuguesa, podendo ser considerado de fusão. O Paço dos Cunhas é nome de vinho, mas também do restaurante que é propriedade do produtor. Quanto à Casa do Bacalhau, costuma ser calmo nos dias de semana. Sempre ao dispor.

      Eliminar