sábado, 31 de janeiro de 2015

Mercado da Ribeira : a Cozinha da Felicidade, etc...

1.Depois de ter andado pelas bancas dos principais chefes, iniciei a ronda das segundas linhas com a Cozinha da Felicidade. A ementa está, curiosamente, dividida em "os de pão", "os verdes", "sem espinhas" e "sem osso", com 4 referências de cada. Acrescem, ainda, 3 sobremesas com um cheirinho ao Algarve da Costa Vicentina.
Optei por uma agradável sopa de peixe, tiborna de lombo maturado com cogumelos e atum dos Açores braseado com batata doce, ambos deliciosos. Cozinha-se bem por aqui.
A acompanhar, bebi um copo Filipa Pato Arinto/Bical 2013 (3,75) - fresco, mineral, presença de citrinos, notas amanteigadas, madeira bem casada e algum volume. Gastronómico e muito polivalente. Nota 17,5.
2.Noutra ocasião regressei ao espaço do chefe Alexandre Silva, aproveitando a modalidade "prato do dia + copo de vinho", a troco de 12 €.
O prato era um muito bem conseguido risotto negro com vieiras e algas, que teve por companhia um copo de branco Carlota Joaquina 2013 - fruta exuberante, acidez equilibrada, alguma gordura e volume. Uma boa surpresa e novidade para mim. Nota 16,5.
3.Uma nota final: nesta altura do ano o Mercado da Ribeira é muito desconfortável. Ó senhores da Time Out, resolvam lá isso!

Sem comentários:

Enviar um comentário