quinta-feira, 19 de março de 2015

19/3/2010 - 19/3/2015 : 5 anos a "blogar" (I)

1.Prólogo
Por sugestão de um filho meu e nora (os mais velhos), duas semanas depois de ter encerrado as minhas actividades e responsabilidades nas Coisas do Arco do Vinho (CAV), arranquei com este projecto, o blogue enófilo militante. Entre notícias, crónicas e croniquetas, foram publicadas 869, ou seja cerca de 174 por ano.
Apesar de não ter aderido ao facebook, nem a quaisquer outras redes sociais, contrariando conselhos de alguns amigos, o enófilo militante foi subindo no "ranking" dos blogues de vinho portugueses mais seguidos. Não tenho informação directa, apenas me baseio nas notícias que outros blogues divulgaram. Assim, em 2011 estava em 9º, em 2012 era 8º e em 2013 o 6º. Ignoro em que lugar fiquei situado em 2014.
Por outro lado, segundo a escolha dos 10 melhores blogues portugueses, cuja temática se situa à volta do vinho, iniciativa anual do Aníbal Coutinho, sempre subjectiva, como é óbvio, o enófilo militante foi sempre incluído, sendo um dos 5 totalistas em 2012, 2013 e 2014.
Fico satisfeito, pois é um incentivo para continuar na linha que tracei e que venho seguindo.
2.Séries e episódios
Deixando para uma próxima crónica, as minhas participações em encontros vínicos ou gastronómicos (visitas a produtores, jantares e provas alargadas), deixo aqui o balanço das "séries" e respectivos "episódios", em que tenho tomado parte e relatado:
.Vinhos em família - 59 "episódios", em que são provados em cada um 4 ou 5 vinhos
.Grupo dos 3 (Juca, João Quintela e eu) - 43, com 4 vinhos
.Novo Formato (Juca, JQ, Alfredo Penetra, eu, respectivas companheiras e Paula Costa) - 20, com 6 a 9 vinhos
.Grupo dos Vinhos da Madeira (Adelino Sousa, Juca, JQ, AP, José Rosa, Modesto Pereira, eu, respectivas companheiras e PC) - 16, com 7 a 10 vinhos
.Amigos do Raul ou Grupo dos 3+4 (Raul Matos e amigos, composição aleatória) - 11, com 8 ou 9 vinhos
.Núcleo Duro (Rui Miguel, Jorge Sousa, Juca, JQ, PC, Pedro Brandão e eu) - 11, com 7 ou 8 vinhos.
Publiquei, ainda:
.Curtas (série de pequenas noticias, 3 ou 4 em cada) - 53
.Peixe em Lisboa - 5
.Balanço do Ano (a fazer no início de cada ano e referente ao anterior) - 5
.Os meus Quadros de Honra (um acumulado dos vinhos mais pontuados por mim) - 5
3.Espaços de restauração
Foram dezenas e dezenas de restaurantes (de autor ou tradicionais), bares de vinho, tascas, etc que tenho frequentado, ao longo destes 5 anos. Não tendo pretensões a crítico gastronómico, incido a minha visita na componente vínica (carta, preços, vinhos a copo, copos, temperaturas e respectivo serviço).
De destacar, essencialmente, algumas más escolhas por parte das entidades oficiais e o mau desempenho de alguns espaços de restauração seleccionados por aquelas, sem competência que o justifique. Para quem tiver curiosidade, as crónicas mais polémicas foram:
."A copo: os critérios insondáveis da ViniPortugal", em 3 e 4/7/2014
."Cartão amarelo à ViniPortugal", em 14/12/2013, que inclui um vermelho ao Populi
."Cartão amarelo à CVRDão", 9/9/2013, que inclui um vermelho ao Can the Can
,"CVR Tejo e o meu dia azarado", em 9/10/2014, com distribuição de cartões amarelos à CVR e à Taberna da Rua das Flores
continua...



5 comentários:

  1. Muitos parabens é sem duvida um belo blog que acompanho...é como aqueles vinhos que gostamos sempre de voltar porque nunca enganam...Muitos Parabens

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Rui Oliveira,
      Obrigado pelas suas simpáticas palavras.
      Bem haja!

      Eliminar
  2. Falar do teu blog é falar de algo que muito me toca,não só pela sólida e forte amizade que nos une mas também porque o meu envolvimento em muitos deles me diz que subscreve-los é curto, ficando sempre com uma divida de gratidão para contigo.A tua frontalidade e sinceridade que são a tua imagem de marca,aparecem bem vincadas nos teus textos.Parabens e não pares que eu já não prescindo dos teus doutos pareceres sobre isto aquilo e" aqueloutro".Espero vir a comentar os 10 anos do teu blog.Ok 'Um grande abraço e FORÇA.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário não está identificado, mas pelo conteúdo, só podes ser tu (Juca), grande amigo desde sempre e parceiro nas CAV. Obrigado e um abração.

    ResponderEliminar
  4. Sou eu,claro.Desculpa mas esqueci-me de assinar
    Um abração Juca

    ResponderEliminar