terça-feira, 5 de maio de 2015

Curtas (LVIII) : as novidades da Blandy, o louvor ao Sabores d' Itália, etc...

1.As novidades da Blandy
Os últimos vinhos Madeira da responsabilidade do prestigiado enólogo Francisco Albuquerque, cujo irmão (Miguel Albuquerque) acabou de ocupar a cadeira do ex-soba Alberto João, foram por ele apresentados recentemente no Hotel Porto Bay Liberdade. Os madeirenses só esperam que ele se porte na política tão bem como o irmão no mundo dos vinhos.
E eles foram:
.Blandy Bual Colheita 2002 - nariz austero, frutos secos, notas de caril e brandy, acidez no ponto, redondo na boca e de fácil abordagem, final médio. Um belo vinho para principiantes. Nota 16,5.
.Blandy Verdelho 1973 - é um frasqueira (o Francisco prefere chamar-lhe Vintage) com mais de 40 anos em madeira; aroma intenso e complexo, frutos secos, vinagrinho, notas de iodo, taninos presentes, grande volume de boca e final muito longo; elegante e harmonioso. Nota 18,5.
Foram ambos engarrafados em 2014.
Também esteve presente o chefe Benoît Sinthon, 1 estrela Michelin como responsável pela cozinha do restaurante Il Gallo D' Oro, situado no Funchal, e que agora veio dar uma mãozinha ao restaurante do Porto Bay Liberdade que pertence ao mesmo grupo. Concebeu e apresentou 2 pequenas porções (uma à base queijo de pasta mole e a outra à base de chocolate negro) para acompanharem os vinhos. Uma delícia.
2.O louvor ao restaurante Sabores d' Itália
A Assembleia Municipal das Caldas da Rainha aprovou, por unanimidade, no dia 21 de Abril, " um voto de louvor ao restaurante Sabores d' Itália, nomeadamente aos seus proprietários sr. Norberto e sra. Maria João Marcelino(...)  por ter recebido um prémio Sol pelo 2º ano consecutivo, atribuido pelo Guia Ibérico Repsol a um restaurante caracterizado por apresentar uma cozinha excelente de grande qualidade e variedade (...)".
Os gastrónomos, entre os quais me situo, ficam satisfeitos com este duplo reconhecimento. Só não consigo entender o silêncio do guia Boa Cama Boa Mesa. Injustiças!
3.Um novo espaço
Abriu recentemente na zona do Cais Sodré uma interessante e bonita loja gourmet, a "cais pimenta rosa" (Tv. Corpo Santo, 15) que é dos mesmos proprietários do "pimenta rosa restaurante" (R. Tomás da Anunciação, 9B). Só que a escada em caracol que acede à componente garrafeira dissuade os visitantes menos ágeis. Não é para todos...

Sem comentários:

Enviar um comentário