sábado, 4 de julho de 2015

By the Wine : a José Maria da Fonseca (JMF) em Lisboa

Muito já se escreveu sobre este espaço com vinhos da JMF em Lisboa e não vou entrar em descrições pormenorizadas. A blogosfera, nomeadamente os blogues "Bebes ponto Comes", "Reserva Recomendada" e "Joli Wine & Food", já o fez acrescentando amplas reportagens fotográficas. Também a imprensa especializada e alguma generalista já o fizeram, tendo a última referência saído na Time Out de 1 de Julho.
Devo dizer que tenho a maior consideração e estima pela JMF (esclareço que pertenço à Confraria do Periquita) e seus responsáveis, como deixei claro nas crónicas que tenho publicado mas, amigos e confrades à parte, deixarei aqui as minhas impressões, com a maior isenção possível, abarcando os aspectos positivos, mas também um ou outro passíveis de crítica.
Começando por estes últimos, aponto:
.como este espaço abre às 12 horas, pressupõe-se que haja clientes para almoçar e, daí, faz falta uma sopa e 1 ou 2 pratos do dia
.a lista de vinhos contempla, para cada uma das referências, 3 preços (a copo, garrafa para consumir ali e para levar para casa); sendo aceitáveis os preços para consumir (a copo ou à garrafa), acho excessivamente alto o preço de garrafeira, uma vez que os vinhos são exclusivamente da JMF (por exemplo, no dia da inauguração comprei o Hexagon branco a 25 €, tendo verificado posteriormente que o preço em diversas lojas/garrafeiras era francamente mais baixo).
Mas chega de desabafos e vamos ao que me deu prazer: comi um saboroso filete de atum muito bem temperado e um excelente prego do lombo (carne e pão de 5 estrelas). A minha companheira foi para as ostras que eram gordas e fresquíssimas.
Quanto a vinhos, bebi um copo do Pasmados branco 2008 - fruta madura (maçã e pêssego), ligeira oxidação, belíssima acidez, alguma gordura, volume assinalável e bom final de boca; gastronómico, ligou bem com o atum, mas também com o prego. Nota 17,5.
A garrafa veio à mesa e o vinho dado a provar, num bom copo e servido a olho (os tintos têm a temperatura controlada). Serviço eficiente e profissional.
Recomendo este espaço da JMF e tenciono voltar, esperando que os responsáveis reflictam na questão dos preços da garrafeira.

Sem comentários:

Enviar um comentário