quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Curtas (LXIII) : os anos do Juca, o Descobre e a Dom Pedro

1.Os anos do Juca
No passado Sábado houve festa rija em S.Francisco da Serra. O Juca, meu antigo sócio e amigo desde sempre, tinha feito na véspera 40+40 e resolveu juntar uma série de familiares e amigos.
Foi mais uma grande sessão de convívio, comeres e beberes.
Para memória futura, bebemos:
.Espumante Qtª Poço do Lobo 2013, já com o novo rótulo Baga Bairrada
.Soalheiro Alvarinho 2014
.Qtª Seara d' Ordens Reserva 2011, em garrafa de 3 (?) litros
.Soalheiro Alvarinho Reserva 2012
.Graham´s 30 Anos
.Moscatel Alambre 20 Anos
.Warre Colheita 1935 (engarrafado em 1988), o pouco que sobrou da véspera
Faço votos para que haja, daqui a 10 anos, nova festa rija!
2.O Descobre
Este restaurante mercearia, detentor da ementa mais original que conheço, continua em forma, agora com o menú de verão.
Em visita recente, partilhámos 4 picas (bacalhau desfiado, polvo em Vinho do Porto, carapau e salmão), acompanhadas de xarém rico e puré de batata doce. Tirando o salmão, com o qual não morro de amores, tudo o que veio para a mesa tinha grande qualidade. Uma delícia!
Quanto a vinho a copo, este espaço também marca pontos, deixando a grande distância a maior parte dos restaurantes que conheço. Inventariei 6 espumantes, 14 brancos, 14 tintos, 2 rosés, 28 Portos (!), 2 Madeiras e 4 Moscatéis. É obra. Para ser perfeito, só falta corrigirem a omissão dos anos de colheita, o que não se entende...
Vieram para a mesa 2 copos de branco (4,50 € cada), Terroir Velho Mundo 2013 e Mapa 2013, que não é fácil de encontrar noutros espaços de restauração. Enquanto que o Mapa é muito fresco e mineral, óptimo para consumir em dias quentes (nota 16,5), o Terroir é mais volumoso e gastronómico e pode ser consumido em dias mais frios (nota 17,5).
3.Dom Pedro II
A 2ª loja da garrafeira Dom Pedro (Rua da Prata) abriu na semana passada na Rua dos Fanqueiros, onde há a maior concentação destes espaços. Além desta, aberta agora, encontramos a GN, Napoleão, Roao e Portugal Wine Room II! E não muito longe, a Garrafeira Nacional, Manuel Tavares, Casa Macário, Mercado da Praça da Figueira e uma outra que não recordo o nome. Uma fartura!

Sem comentários:

Enviar um comentário