terça-feira, 17 de novembro de 2015

Curtas (LXVII) : mais provas de vinhos e o By the Wine revisitado

1.Vinhos de Lisboa e Setúbal
Cerca de 30 produtores de Lisboa e de Setúbal vão ter, nos dias 28 (15/22 h) e 29 (14/19 h) deste mês, os seus vinhos à prova no Pátio da Galé, no mesmo local do evento Peixe em Lisboa.
A organização é, também, da Essência do Vinho.
2.Provar vinhos com a Tourigas
Estive recentemente, a convite da distribuidora Tourigas, a provar vinhos no Centro de Artes Culinárias (antigo mercado de Santa Clara).
A Tourigas é uma pequena distribuidora, mas com um considerável portefólio. Entre outros, representa os vinhos Campolargo, Rui Reguinga, Paulo Laureano, Olho no Pé, Qtª do Perdigão e Casa Santa Eufémia.
Tive a ocasião de provar 25 vinhos (12 brancos, 12 tintos e 1 fortificado), tendo-me ficado na memória os brancos Campolargo 2013, Regueiro Primitivo Alvarinho 2014, Olho no Pé Reserva Vinhas Velhas 2013 e Olho no Pé Colheita Tardia 2011, os tintos Calda Bordaleza 2008, Terrassus Reserva Vinhas Velhas 2012, Compota T.Nacional Grande Reserva 2010 e Qtª do Perdigão T.Nacional 2009 e, ainda, o Casa Santa Eufémia 40 Anos.
3.By the Wine revisitado
Já tinha referido este "viciante" espaço em "By The Wine : a JMF em Lisboa", crónica publicada em 4/7/2015, onde se pode provar, a copo, a maior parte dos vinhos da JMF, comprar para levar para casa (embora os preços não sejam amigáveis), comer ostras do Sado ou o melhor prego do lombo que se faz em Lisboa e arredores.
Acompanhei-o com o tinto Pasmados 2012 (4 €) - nariz contido, frutos vermelhos, acidez equilibrada, taninos suaves, volume e final médios. Nota 16,5.
A garrafa veio à mesa e o vinho dado a provar num copo apropriado e numa boa quantidade. Contudo e apesar de estar num armário térmico com a temperatura controlada, esta veio um pouco acima do recomendável. Conclusão: ou a garrafa estava fora da cave ou o termostato funciona menos bem.

Sem comentários:

Enviar um comentário