quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Lisboeta : um restaurante perto do Tejo

Não confundir com o Lisboète, já aqui referido por diversas vezes. O Lisboeta é o restaurante da Pousada de Lisboa, situada no Terreiro do Paço, a sala de visitas da capital. É um espaço espectacular, dispondo de uma esplanada interior coberta mas com o tecto amovível. Além da sala principal, tem ainda um bar/cafetaria, à entrada da Pousada, onde se podem fazer refeições ligeiras.
Vale a pena a visita, até para apreciar a magnífica recuperação deste antigo espaço do Ministério da Administração Interna. Música de fundo demasiado alta, mas que baixaram a pedido.
De 2ª a 6ª feira pode-se almoçar sem ficar com a carteira vazia. Há um menú do dia que consiste em couvert (pasta de azeitona e manteiga dos Açores), prato principal (infelizmente não há opção, é único; faria mais sentido se se pudesse optar entre um prato de peixe e um de carne), bebida e café. Tudo isto por 15 €, o que é um preço muito simpático para uma Pousada.
Comemos, além do couvert, um papillote com bochechas, puré de batata trufado e legumes, um prato muito saboroso e bem apresentado. Com o café veio um mini pastel de nata, oferta da casa. O responsável pela cozinha é o jóvem chefe Tiago Bonito, ex-Hotel Vila Lara, um nome a reter.
Quanto à componente vínica, a carta, em reestruturação, tem uma boa selecção, a preços puxados e sem as datas de colheita, o que se lamenta, sendo também omissa quanto a fortificados que apenas constam na lista do bar, o que não faz sentido.
Melhor a carta de vinhos a copo, onde os anos de colheita não foram esquecidos. Inventariei 1 champanhe, 2 espumantes, 4 brancos, 3 tintos e 1 rosé, o que considero uma oferta muito aceitável.
Bebi 1 copo do vinho incluido no menú do dia, o tinto Terras de Azeitão Escolha do Enólogo 2014 -  simples e algo rústico, mostrou a agressividade de um vinho acabado de engarrafar; deverá melhorar com mais algum tempo de garrafa. Nota 14.
A garrafa veio à mesa e o vinho dado a provar num bom copo, servida uma boa quantidade a olho, com a temperatura correcta.
Serviço profissional e simpático. Recomendo e tenciono voltar, esperando encontrar já operacional a nova carta de vinhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário