sábado, 9 de janeiro de 2016

Curtas (LXXI) : o vinho na RTP3, saber pegar no copo e novos espaços

A crónica de hoje é dedicada a pequenas notícias, deixando para outro dia a continuação do balanço do ano 2015.
1.O vinho na RTP3
A Essência do Vinho tem agora um programa semanal, sempre aos domingos, dedicado ao vinho e à gastronomia. Começou no dia 20 de Dezembro, algo confuso, com uma reportagem sobre o João Nicolau de Almeida e família na Qtª Monte Xisto, mas incluída no noticiário 3 às 15. Não me apercebi do tema do dia 27, mas no dia 3 de Janeiro, finalmente em espaço autónomo que dá pelo nome de "A Essência", passou uma peça na Qtª do Soalheiro, com o António Cerdeira, que ainda pode ser vista. A reportagem de amanhã será com o Jorge Serôdio Borges e a sua dupla paixão (além da Sandra, claro), o vinho e os carros. A não perder!
2.Pegar no copo
Com tanta gente colunável a não saber pegar no copo, vejo com muita satisfação o candidato a Presidente da República, Sampaio da Nóvoa, a pegar correctamente no dito, após o Tribunal Constitucional ter aprovado a sua candidatura. Esta notícia passou no jornal da manhã de 30 de Dezembro na SIC Notícias.
Grande contraste, se compararmos a postura deste candidato a PR com a do actual inquilino de Belém. Mais uma razão para votar Sampaio da Nóvoa!
3.Lisbon Winery
Lisbon Winery é um novo wine bar que abriu no Bairro Alto (Rua da Barroca,9-13). Muito bom o aproveitamento do espaço, deixando à vista uma cisterna do século XVI e com uma decoração que tem tudo a haver com o mundo do vinho. Aposta forte no vinho a copo, com mais de 200 referências que podem ser provadas nessa circunstância. De momento, não tem cozinha aberta, estando a oferta gastronómica reduzida a tapas de queijo e enchidos.
O animador deste espaço é o Alexandre Carreira que eu já conhecia do tempo d' A Commenda e que veio do Wine Lover, depois de ter passado pelo Eleven, entre outros espaços de restauração.
4.Maria Granel
Situada em Alvalade (Rua José Duro,22 B) é uma grande loja que também dá pelo nome de mercearia biológica a granel. Embora nada tenha a haver com o vinho, merece uma referência aqui, pois é um espaço onde pode encontrar frutos secos, cereais, chás, ervas aromáticas, chocolates e especiarias.
5.Loja das Conservas
É um nome que diz alguma coisa aos amantes de conservas de qualidade e que já conhecem a loja da Rua do Arsenal,130. Abriu agora outra na Praça das Flores, mais pequena mas, exactamente com o mesmo conceito. Boas compras!

1 comentário: