terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Prémios do Mesa Marcada : mais do mesmo...

Fui, na qualidade de gastrónomo, um dos 103 votantes que elegeram os 10 melhores chefes e os 10 melhores restaurantes, cujo painel incluiu chefes, donos de restaurantes, críticos e gastrónomos. Esta última edição, mais uma vez organizada e animada pelo Duarte Calvão e pelo Miguel Pires, decorreu no restaurante Honorato Chiado e teve alguns apoios de peso, como é o caso da Symington com os vinhos e a Delidelux com a maior parte dos petiscos servidos. Pareceu-me, esta edição, uns furos acima das anteriores e dou os meus parabéns aos organizadores.
Tal como escrevi na crónica de há 1 ano "Prémios do Mesa Marcada : certezas e dúvidas...", custa-me aceitar que 72 dos 103 jurados (70 % do total!) tenham ido ao Belcanto e cerca de metade aos badalados e estrelados restaurantes algarvios. Sugeri e reitero a sugestão de ser criada uma outra categoria para os espaços de restauração, com um preço médio de 30/40 € (sem bebidas) e para a qual não seriam elegíveis os estrelados. Pensem nisso, amigos do Mesa Marcada.
A minha votação (entre parêntesis, o lugar em que ficaram na classificação geral), sendo fácil de concluir que alguns só tiveram o meu voto:
a. TOP 10 Chefes
1.Vitor Areias - Estória (40º)
2.Walter Blazevic - Lisboète (61º)
3.Marlene Vieira - Mercado da Ribeira (37º)
4.Artur Santos e João Silva - Casa da Dízima (72º)
5.Miguel Castro e Silva - deCastro Flores e Mercado da Ribeira (13º)
6.António Batista - Qtª Madre de Água (69º)
7.João Bandeira - Via Graça e Casa do Bacalhau (90º)
8.Sá Pessoa - Mercado da Ribeira (8º)
9.Alexandre Silva - Mercado da Ribeira (20º)
10.Kiko Martins - A Cevicheria e O Talho (11º)
b.TOP 10 Restaurantes
1.Sabores d' Itália (73º)
2.Casa da Dízima (80º)
3.Lisboète (88º)
4.Enoteca de Belém (94º)
5.Descobre (108º)
6.Via Graça (121º)
7.Manjar do Marquês (101 º)
8.Corte Inglês - restaurante principal (146º)
9.deCastro Flores (48º)
10.Sem Dúvida (179º)
Para os mais curiosos, o blogue Mesa Marcada, para o qual tenho um link, disponibiliza as listagens gerais dos chefes e restaurantes votados, bem como identifica os 103 votantes.

6 comentários:

  1. Caro Francisco,

    Enquanto leitor, agradeço a transparência do seu voto.

    Quanto aos restaurantes mais em conta, houve este ano, tal como no passado, uma eleição à parte para o restaurante do "dia a dia", sempre ganha pela Taberna da Rua das Flores. O Francisco não votou para esta "competição"?

    Percebo a sua dúvida sobre as visitas aos restaurantes, mas para quem como eu segue muitos dos chefs e pessoas da "indústria" nas redes sociais, ainda que por uma vez, costumam frequentar os estrelados. Eu, infelizmente, faço-o muito menos do que gostaria, mas sendo um simples aspirante a gastrónomo, já estive em 3 ou 4 do top 10.

    Um abraço,
    Duartecalf

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo Duarte,
      Agradeço a sua intervenção e percebo-a. Contudo continuo a achar que o universo dos espaços de restauração de gama média-alta não está contemplado e é diferente do "dia a dia". Percebo que não seja fácil, mas pensem nisso.
      Um abraço

      Eliminar
  2. Está sedimentada em mim a opinião de que este tipo de listas assim como as críticas que se lêem nos media são ilustrativas meramente daquilo que a equipa do restaurante é capaz. Não devemos, os clientes anónimos como eu, esperar encontrar o mesmo nível de serviço quer da cozinha quer no resto, pese embora isso poder acontecer em alguns.
    Sendo quase todos os críticos/votantes conhecidos o serviço que lhes é prestado tende, na minha opinião, a ser diferenciado para melhor.
    Já algumas vezes fui a restaurantes bem cotados e fiquei, frequentemente, com as expectativas sensivelmente defraudadas pelo que concluo que tal se deverá ao acima referido fenómeno de reconhecimento do crítico/votante.

    João Leal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João Leal,
      Não sei se tenho o prazer de o conhecer, mas agradeço o seu justo e oportuno comentário.

      Eliminar
    2. Há muitos votantes que não são conhecidos. No meu caso, há de facto alguns restaurantes que me conhecem, mas não são mais de meia dúzia.

      Eliminar
    3. Olá Artur,
      Muito gosto em "vê-lo" por aqui.
      Um abraço,
      Francisco

      Eliminar