quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Prémios W 2015 : o Anibal Coutinho ensandeceu?

Na minha crónica "Melhor blogue do ano : o enófilo militante está, mais uma vez, no Top 10", publicada em 29/12/2015, referia que os Prémios W 2015, louvável iniciativa do crítico Anibal Coutinho, contemplavam 23 categorias. Fui agora surpreendido com o anúncio dos nomeados para mais duas, "Acontecimento do Ano" e "Personalidade do Ano".
Não me fica bem, nem é politicamente correcto, manifestar-me quanto às escolhas do Anibal Coutinho, mas abro uma excepção e não resisto a comentar a última categoria. Os nomeados foram:
.Arlindo Cunha (CVR Dão)
.André Ribeirinho (Addega WineMarket)
.Anibal Cavaco Silva (Presidente da República) !?!?!?!?!?!?!?!?!?!?
.António Ventura (Associação Portuguesa de Enologia)
.Dora Simões (CVR Alentejana)
.Frederico Falcão (IVV)
.Jorge Monteiro (ViniPortugal)
.José Pedro Soares (CVR Bairrada)
.Leonor Freitas (Casa Ermelinda Freitas)
.Patricia Marques (Empreendedora)
Fiquei verdadeiramente estupefacto com a inclusão do PR, sobre o qual não tenho conhecimento de qualquer obra feita a bem do vinho. SExa nem sabe pegar no copo, conforme referi na minha crónica "Procura-se assessor para a Presidência da República. Assunto urgente.", publicada em 9/6/2010! Ainda se fosse a ex-Ministra da Agricultura, ainda percebia, mas agora o PR...
Só se foi por solidariedade onomástica!

6 comentários:

  1. Estimado amigo, independentemente, da visão que cada um de nós tem e ou deseja, que desde o ano passado que se atribuíram prémios a locais não visitados, tudo é permitido. Choca-me que seja dada importância, relevância a este fenómeno. Os nomeações surgem, sem sabermos ou termos qualquer conhecimento sobre o processo que levou à nomeação ao longo do ano. As justificações ou argumentação apenas aparece nesta fase o que parece efectivamente pouco. Que foi dito, o que foi escrito, ao longo de todo o ano que leve a todas as nomeações. Tudo parece demasiado errático, sem coerência. Efectivamente a Revista de Vinhos é um pilar. Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  2. cavaco? não, o coutinho não ensandeceu... diria mesmo que "fritou o ovo"!

    ResponderEliminar
  3. Caros Rui Miguel e Luis,
    Obrigado pelos vossos comentários.
    Abraços

    ResponderEliminar
  4. Sobre a inclusão do actual PR, com a justificação de que atribuiu prémios à "fileira do vinho", apenas me apetece dizer... sem comentários.
    Eu também não percebi, nem percebo...

    ResponderEliminar
  5. Só se for por o outro tambem se chamar anibal...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caros Daniel e "Kroniketas"
      Agradeço a vossa intervenção.

      Eliminar