sábado, 18 de junho de 2016

Noélia : gastronomia 5 - serviço 1

Numa escala de 1 a 5 estrelas, os tachos da Noélia (Cabanas de Tavira, Algarve) têm a nota máxima, enquanto que o serviço se fica pelos mínimos. Um grande desequilíbrio, aparentemente sem solução. Uma pena...
Em visita recente, tive a oportunidade de provar o melhor gaspacho da minha vida, aqui em versão andaluza, a que se seguiu um atum braseado com arroz de gengibre, simplesmente divinal. A fechar uma deliciosa torta de alfarroba. Um almoço inesquecível!
Quanto a vinhos, as contradições são mais que muitas, com uma boa oferta mas onde os anos de colheita estão omissos. Inventariei 5 espumantes, 2 champanhes, 72 brancos (com os vinhos verdes separados), 78 tintos e mais alguns estrangeiros. Nem os fortificados, nem os vinhos a copo constam nesta lista. Quanto a preços, a margem dos mais caros é muito honesta, como, por exemplo, o Barca Velha 2004 a custar 320 €, muito abaixo do preço actual nas garrafeiras.
Por informação fora da carta, apostei no branco Qtª Seara d' Ordens Reserva 2014 (4 €) - aroma inicialmente preso, mas a libertar-se ao longo do repasto, presença de citrinos e fruta madura, belíssima acidez, alguma gordura e volume. Gastronómico, acompanhou bem toda a refeição. Nota 17,5+.
No entanto, a garrafa não veio à mesa, nem o vinho dado a provar. Vinha servido em bom copo Riedel. Quanto aos copos para água, são do tipo banquete.  Só contradições!
Serviço em estilo tu cá, tu lá com os clientes. E ninguém os ensina?

2 comentários:

  1. Jantei lá há uma semana e tive experiência exatamente igual. Ótimo o salmorejo e um arroz negro com lulas em 3 texturas. Pedi um branco a copo que também veio servido (mesmo a carta de vinhos a copo dividia verdes, alvarinhos e brancos!).
    Duarte Freitas

    ResponderEliminar
  2. Caro Duarte,
    Obrigado pelo seu comentário. É de facto uma pena tal distância na qualidade da cozinha versus serviço.

    ResponderEliminar