quinta-feira, 7 de julho de 2016

Dois livros obrigatórios sobre Lisboa : cultura e gastronomia de mãos dadas (II)

continuação...
2.Caminhar por Lisboa
O autor deste livro, Anísio Franco de seu nome, é um conceituado historiador de arte, conservador no Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) e com provas dadas em Portugal e no estrangeiro.
Escreveu ele nas páginas de apresentação deste guia cultural "(...) Os sete percursos que aqui sugiro ao caminhante resultam dessa experiência feita de afectos, de memórias, de histórias que se cruzaram e cruzam na minha vida. (...)".
Estes 7 percursos escolhidos pelo autor são:
.Do Castelo de S. Jorge ao Intendente
.Do Marquês de Pombal ao Cais do Sodré
.Da Torre de Belém ao Museu de Eletricidade
.Da Ribeira das Naus ao Parque das Nações
.Do Parque Mayer ao Rossio
.Do  MNAA a São Paulo
.Do Chafariz d' El Rei à Senhora do Monte
Para cada percurso, onde inclui uma apelativa planta, indica e justifica os pontos de passagem obrigatória, sejam monumentos, estátuas, ruas ou simples becos. Acrescenta, ainda, os contactos, o grau de dificuldade e a distância a percorrer, apenas faltando a duração aproximada de cada itinerário.
É, de facto, um livro de consulta obrigatória para quem visite Lisboa, mas também para os residentes.
Para uma 2ª edição, há que rever as referências onde se pode comer e/ou beber em cada um dos 7 percursos, para evitar lapsos como a indicação do restaurante do CCB, "A Commenda", fechada há anos.
Boa leitura e boas experiências culturais!
E termino como comecei, apelando a ambos os autores que vejam/leiam o livro um do outro, para melhorar os vossos em eventuais segundas edições.

Sem comentários:

Enviar um comentário