quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Curtas (LXXVIII) : Porto Canal, Sabores d' Itália e Mercado da Ribeira

1.Porto Canal
Finalmente a Meo e a Nós chegaram a acordo, o que resultou eu passar a ter acesso ao Porto Canal e ao programa Imperdíveis, que passa praticamente duas vezes por dia e com uma duração aproximada de 30'. Ao contrário do que é normal e prático para os tele espectadores, a estes Imperdíveis não é atribuído o nº de episódio, nem sequer refere o tema de cada programa, isto é, só se sabe o que se vai ver em cima do acontecimento. Resumindo, um mau serviço que o Porto Canal presta aos utentes.
Mas, apesar deste inconveniente, recomendo estes Imperdíveis a todos os enófilos. Nesta última semana, tive a oportunidade de ver episódios dedicados a Lavradores de Feitoria, Soalheiro, Ribafreixo (com o Paulo Laureano), Qtª de La Rosa, Qtª dos Carvalhais, Casa da Passarella e Qtª da Casa Amarela. É mesmo imperdível!
2.Sabores d' Itália
Em recente revisita constatei que este espaço nas Caldas da Rainha se mantém em grande forma, com os donos sempre presentes, o Norberto na sala e a Maria João na cozinha.
Comi "vitello tonnato" (finas fatias de vitela assada com creme de atum), "risotto de sapateira" em 2 versões (com e sem limão, tendo eu preferido a clássica sem limão) e, ainda, "bagas de logan" com gelado de baunilha e molho de framboesa. Imperdível!
Para beber, a copo, na ausência do surpreendente branco Casa de Gaeiras Vinhas Velhas, foi-me sugerido um enigmático Qtª do Lagar Novo 2014, produzido em Alenquer, com base nas castas Arinto, Chardonnay, Viognier e Marsanne, que primeiro se estranha e depois se entranha, mas que não apaga a memória do primeiro. Nota 16,5.
3.Mercado da Ribeira
Mais uma revisita ao Mercado da Ribeira, com a expressa finalidade de conhecer a nova ementa do balcão da Marlene Vieira, o(a) único(a) chefe presente e a trabalhar na cozinha.
Os novos pratos do dia, passaram a ser:
.2ª - polvo à lagareiro em novas texturas
.3ª - choco frito com arroz negro
.4ª - barriga de porco crocante à alentejana
.5ª - brandade de bacalhau
.6ª - rosbife de novilho à mirandesa
.Sábado - arroz de marisco
.Domingo - vitela assada à moda de Lafões
Este espaço, disponibiliza o menú do dia (prato, sobremesa e bebida) por 12,50 €, um preço muito interessante, tendo em atenção a qualidade da refeição (choco frito com arroz negro, mil folhas de pastel de nata e um copo do branco José Maria da Fonseca, uma entrada de gama pouco interessante).
Isto poderia ser imperdível não fosse o sofrimento, que foi andar de tabuleiro na mão, à procura de um espaço livre onde pudesse usufruir do almoço. Bem mais de 90 % dos presentes são turistas, com famílias inteiras a ocupar as mesas, muitos apenas a descansar ou a beber uma água ou um copo de vinho.
A Time Out tem que rever as regras do jogo, pois a clientela inicial (100 % "tuga") deixou de aparecer!

Sem comentários:

Enviar um comentário