terça-feira, 17 de janeiro de 2017

2016 : na hora do balanço (IV) - TOP 10 espaços de restauração

Regressando ao balanço de 2016, a crónica de hoje é dedicada à selecção dos espaços de restauração que frequentei durante o ano passado (e foram largas dezenas), tendo em conta a componente gastronómica, o serviço em geral, o ambiente e, fundamentalmente, a componenete vínica (carta de vinhos, preços, oferta a copo, temperaturas, copos e o serviço do mesmo).
A ordem é alfabética, mas dentro de cada patamar, estando os 3 primeiros espaços de restauração ao nível da excelência e os restantes 7 a terem um serviço muito bom. E eles são:
.Casa da Dízima
.Enoteca de Belém
.Mesa de Lemos *
.Bagos Chiado *
.By the Wine *
.Casa do Bacalhau/Via Graça
.Great Tastings *
.Lisboète
.Sabores de Itália
.Wine Cellar by Grapes *
Os espaços assinalados com * entram neste TOP pela 1ª vez.
Não foram incluídos, mas também têem uma componente vínica de qualidade o Bistrô4, Corte Inglês (restaurante principal), deCastro Flores, Descobre, Dom Joaquim, Faz Gostos, Guarda Real, Rabo d'Pêxe, Sandeman Chiado, São Rosas, Sem Dúvida, Trio e Wine Not?.
Aproveito para acrescentar a minha votação para o blogue Mesa Marcada, de cujo júri (este ano com 147 votantes) faço parte desde 2011. Entre parêntesis coloco a classificação final do painel.
1.Sabores d' Itália (76º)
2.Casa da Dízima (83º)
3.Bagos Chiado (51º)
4.Mesa de Lemos (20º)
5.Qtª Madre de Água (113º)
6.Lisboète (119º)
7.Enoteca de Belém (130º)
8.Descobre (142º)
9.Casa do Bacalhau (161º)
10.Great Tastings (177º)
De referir que apenas os 4 primeiros tiveram algum significado no cômputo geral, enquanto que nos 6 restantes só conseguiram o meu voto. A esmagadora maioria dos votantes concentrou os seus votos nos restaurantes estrelados e/ou nos mais badalados. Já propus aos organizadores que criassem uma categoria de espaços de restauração mais acessíveis (máximo 40/50 € por pessoa, por exemplo), para possibilitar aos restaurantes menos badalados um lugar ao sol. Mas, até agora, sem êxito.

Sem comentários:

Enviar um comentário