quinta-feira, 13 de abril de 2017

Enoturismo no Douro (I) : mais outra grande jornada

Depois de ter participado numa viagem ao Dão, a qual deu origem a 6 crónicas neste blogue, sendo a primeira "Enoturismo no Dão (I) : uma jornada inesquecível", publicada em 8/10/2016, seguiu-se-lhe uma grande jornada no Douro, passando ao lado de uma visita ao Alentejo, cujas datas (nos primeiros dias de Dezembro) não eram nada aliciantes.
Mais uma vez, os responsáveis foram o Rui Nobre, o promotor destas viagens, e a Maria João Almeida, a animadora no terreno. Estão, ainda, previstas até ao final do ano viagens aos Açores, Rioja, Tokaji, Mendoza e Toscania. Mais informações em tryvel.pt/trywine.
Voltando ao Douro, visitámos a Quinta da Erva Moira (talvez o momento mais alto da viagem e onde almoçámos), a Quinta da Roeda (apenas para assistirmos a uma demonstração de abertura a fogo de uma garrafa de Porto Vintage), Quinta do Vallado, Quinta Nova Nossa Senhora do Carmo (onde almoçámos) e Quinta do Portal (onde almoçámos). Jantámos no DOC (outro momento muito alto da jornada) e no Castas e Pratos (o menos conseguido), tendo ficado alojados 2 noites no magnífico Hotel Vintage House.
O balanço da viagem foi altamente positivo, apenas alertando para o facto de em próximas edições ser revista a utilização de um autocarro nada apropriado a transitar nas estradas do Douro, que obrigou o motorista, aliás de 5 estrelas, a fazer manobras em excesso.
Se não me enganei no inventário, provámos no decorrer desta viagem 12 vinhos (2 brancos, 3 tintos e 7 Portos) e bebemos às refeições mais 19 vinhos (4 brancos, 7 tintos e 8 Portos), num total de 31 néctares. É obra!
À semelhança do enoturismo no Dão, a Tryvel distribuíu uma pequena brochura a cada um dos participantes, que incluía o programa, informação sobre o alojamento, consehos úteis e uma história resumida de cada local visitado. Remeto para o livro "Guia do Enoturismo em Portugal" da Maria João Almeida, o desenvolvimento das histórias de cada produtor.
Em próximas crónicas, que poderão não ser consecutivas, desenvolverei a visita a cada um dos locais citados.

Sem comentários:

Enviar um comentário