quinta-feira, 22 de junho de 2017

Curtas (LXXXVIII) : Palácio da Brejoeira, restaurantes de referência e provas de vinhos

1.Palácio da Brejoeira
O programa "Visita Guiada" da Paula Moura Pinheiro, que passou na RTP2 na passada 2ªfeira, dia 19, foi dedicado ao Palácio da Brejoeira. Embora não centrado no vinho, considero imperdível este programa que ainda pode ser visto até Domingo.
2.Restaurantes imperdíveis
No rescaldo das minhas férias, tive a ocasião de conhecer uma série de restaurantes de Norte a Sul.
Recomendo vivamente 3, não só pela gastronomia, mas também pela componente vínica, uma aposta forte de todos. E eles são:
.Dom Sesnando, em Penela, onde comi a chanfana de cabra da minha vida
.Basilii, o restaurante do Torre de Palma Wine Hotel, entre Monforte e Vaiamonte, onde provei uns pezinhos de coentrada de subir aos céus
.Mercearia Gadanha*, mesmo no centro de Estremoz, onde degustei um delicioso arroz de coelho bravo e uns croquetes de borrego de 5 estrelas
*o blogue Joli Wine & Food, para o qual tenho um link, publicou uma crónica desenvolvida sobre este restaurante.
3.ViniPortugal
A loja de Lisboa, situada em pleno Terreiro do Paço, completamente remodelada, é um atraente espaço onde se pode provar mas também comprar vinhos.
Possui 4 armários Enomatic, cada um com 8 vinhos à prova, com temperaturas reguladas (9º para brancos, 16º para tintos e 14º para fortificados), o que é de louvar. Só não entendo porque colocaram o Tinta Grossa do Paulo Laureano junto aos brancos. Mistérios...
Quando lá passei, com um calor abrasador no exterior, o ar condicionado estava avariado, o que não fará muito bem à saúde dos vinhos.
Também notei algumas lacunas na região de Bucelas. Por exemplo, o emblemático Morgado de Stª Catherina foi olvidado, o que não se entende.
4.Adegga Wine Market Summer
Vai decorrer no dia 1 de Julho, entre as 14 e as 21h no Lisbon Marriott Hotel, sendo possivel provar e comprar vinhos dos cerca de 60 produtores presentes.
5.Vinho ao Vivo
Com organização de os Goliardos, é possivel provar vinhos na esplanada do espaço de restauração À Margem (em Belém, junto ao Tejo). Este evento decorrerá nos dias 30 de Junho e 1 de Julho.

Sem comentários:

Enviar um comentário