quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Espaços de restauração : 2 revisitas e 1 "descoberta"

1.Santa Clara dos Cogumelos
Já aqui referida por diversas vezes, a última das quais em "Tempo de revisitas : Santa Clara dos Cogumelos, (...)", crónica publicada em 9/3/2017.
Recentemente fui revisitar este imperdível espaço, situado no antigo mercado de Santa Clara, paredes meias com a Feira da Ladra. Pena é que apenas esteja aberto para almoços aos Sábados.
Comi:
.Ménage à 3 (bacalhau à "mantecato", polenta com tinta de choco e pleurotus confitado)
.Risotto Santa Clara (porcini e trombetas de morte, alecrim e nozes)
.Não-Sei-Quê de Santa Clara (brownie com gelado de boletos edulis)
Divinal! É pena não disponibilizem mais almoços e que não se transfiram para uma zona mais à mão.
Quanto à componente vínica está tudo na mesma, ou seja mal. Optei pela belíssima cerveja artesanal "Creature IPA" da Dois Corvos Cervejeira que recomendo vivamente. Depois de se entrar nas artesanais, imperiais nunca mais!
2.Expressões da Nossa Terra
Também já aqui referida em "Expressões da Nossa Terra : um curioso e original espaço 3 em 1", crónica publicada em 8/4/2017.
Continua a ter o menú de almoço a 10 €, com direito a couver, sopa ou entrada, prato principal, bebida e café, uma pechincha. Bons copos, serviço despachado e simpático.
A lista de vinhos é que continua a omitir os anos de colheita. Uma pena.
A loja está bem fornecida e ali pode comprar-se uma série de produtos de qualidade (vinhos, azeites, cerveja artesanal, queijos, enchidos, conservas e compotas).
Recomendo.
3.Luzboa
"Descobri" este espaço através da Time Out. Fica na Rua Marquês Sá da Bandeira,124, paredes meias com a Gulbenkian. A sala é pequena mas, com bom tempo, pode-se usufruir da esplanada, que tem cadeiras de café mas devidamente almofadadas.  Para se assegurar lugar, ou vai-se muito cedo ou lá para as 14 h.
Quando lá fui havia 4 pratos do dia (lulas recheadas, arroz de lingueirão, panado de novilho e salsicha crioula grelhada), uma série de petiscos algarvios (os donos são de lá) e 9 sobremesas.
Optei pelo arroz de lingueirão (excelente, por sinal) e mousse de lima (também muito boa), com os pratos muito bem apresentados.
Quanto à componente vínica, a lista é original mas sem vinhos apelativos e datas de colheita. Copos aceitáveis e serviço despachado.
Recomendo.

Sem comentários:

Enviar um comentário