terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Curtas (XCVII) : Sabores d' Itàlia, Sandeman e enoturismo na Bairrada

1.Sabores d' Itália
Em visita recente, confirmei aquilo que já sabia e não me canso de afirmar: é desafiante dar um pulo às Caldas da Rainha e conhecer ou revisitar um espaço de restauração, onde tudo está na perfeição (o ambiente, a simpatia dos donos, a gastronomia, o serviço, a garrafeira, os copos, etc).
Desta vez provei uma original entrada de queijo de cabra gratinado com pera rocha e deliciei-me com o risotto de sapateira e a sopa de amoras, prato e sobremesa que não me canso de comer.
Para acompanhar um copo do branco Areias Gordas 2015 (12 % vol.), um curioso lote de Sémillon e Alvarinho de um irreverente produtor/enólogo de Salvaterra de Magos, Tomaz Vieira da Cruz (esse mesmo, do branco 5ª de Mahler, já aqui elogiado). Nota 17.
2.Sandeman
Este espaço já tinha sido referido em "The Sandeman Chiado : a Sogrape em Lisboa", crónica publicada em 21/6/2016.
Sobre a parte gastronómica só tenho a dizer bem. Nesta última visita comi arroz cremoso de peixe e camarão (o prato) e tiramisú (a sobremesa), de inegável qualidade.
Quanto à componente vínica é que "a porca torce o rabo", pois a carta é omissa quanto a anos de colheita, a oferta a copo é curta e o serviço francamente desajustado a um espaço com ligações à Sogrape. O copo solicitado, tinto Papafigos, já vinha servido! Só a pedido é que a garrafa veio à mesa. Por outro lado, o preço cobrado (4 €) é uma exorbitância.
Mais, na lista constam 2 cervejas artesanais, mas nenhuma tinha stock! Mais ainda, o emblemático pastel de nata, também constante no cardápio, também estava a zeros!
Cartão amarelo à Sandeman!
3.Enoturismo na Bairrada
A próxima viagem da Tryvel é à Bairrada. Com a companhia da Maria João Almeida e do Rui Nobre, teremos a ocasião de visitar a Qtª do Encontro, as Caves Aliança, as Caves São João, a Qtª das Bageiras, as Caves do Buçaco e o Museu do Vinho na Anadia. Almoços ou jantares no Rei dos Leitões, Mugasa, Casa Vital, Hotel Palace Buçaco e Restaurante Dori. Alojamento no Hotel Curia Palace.
Imperdível!

Sem comentários:

Enviar um comentário