quinta-feira, 22 de março de 2018

Gourmet Experience (II) : o Balcão do Henrique Sá Pessoa

Voltei ao piso 7 do Corte Inglês para continuar a minha descoberta deste novo Mercado da Ribeira para ricos. Desta vez, passada a euforia inicial, o ambiente era de calmia, sem qualquer confusão.
Neste Balcão paga-se primeiro, escolhe-se mesa dentro ou fora deste espaço de restauração e espera-se. Mesmo que se esteja fora, como foi o meu caso, a comida e bebida vêm ter connosco.
A ementa, curtíssima (3 crús, 3 legumes, 3 peixes, 3 carnes e 3 sobremesas), está bem visivel num placard por cima do balcão onde cobram a refeição.
Esperei apenas cerca de 10 minutos por um belo lombo de bacalhau confitado com grão e puré do mesmo, servido numa dose avantajada.
Quanto à componente vínica, inventariei 1 espumante, 5 brancos, 4 tintos, 1 rosé, 1 Porto e 1 Moscatel, todos a copo, com os preços a variar entre 3 e os 6 €.
Optei pelo Qtª Penedo Encruzado 2016 (4,50 €) - fresco e mineral, presença de citrinos, acidez q.b., algum amanteigado, volume e final de boca. Muito equilibrado, é uma boa surpresa. Nota 16,5+.
A garrafa veio à mesa e o vinho dado a provar num copo aceitável. Reparei que a temperatura dos tintos estava controlada, uma mais valia.
Gostei da experiência mas, com uma lista tão curta, não dá para visitar este Balcão muitas vezes.
A finalisar esta visita, bebi o café acompanhado com um brigadeiro no balcão da Godiva.

1 comentário:

  1. esse quinta do penedo encruzado é uma bela surpresa sim senhor. uma garrafa custa cerca de 6 euros!

    ResponderEliminar