terça-feira, 8 de maio de 2018

Enoturismo na Bairrada (II) : o Rei dos Leitões e a Qtª do Encontro

...continuando...
1.O Rei dos Leitões
O 1º momento desta viagem enoturística foi a paragem no Rei dos Leitões (Av. da Restauração, Mealhada), bem no centro da Bairrada. Propriedade do casal Licínia Ferreira e Paulo Rodrigues, que nos receberam, o restaurante foi remodelado há pouco tempo e galardoado com um "Garfo de Ouro" pelo Guia Boa Cama Boa Mesa, distinguindo-se pela sua cozinha de grande qualidade, para além do tradicional leitão, serviço e garrafeira. A gastronomia está a cargo do Carlos Fernandes, chefe que veio da Global Wines.
O almoço do grupo decorreu numa sala reservada, inaugurada há apenas 2 anos. Nas mesas pratos Vista Alegre personalizados, pão, azeite, queijos, rissóis, presunto, sapateira, etc, para entreter o palato, enquanto não chegava o leitão (bom, abundante e bem confeccionado). Fez-se acompanhar pelo espumante São João Reserva Bruto 2015 - discreto, fresco, agradável e com a bolha fina, a cumprir bem a sua missão.
A fechar, um bufete de sobremesas (Morgado do Buçaco com gelado de nozes, queijo e fruta), explicado pela chefe pasteleira, dita "doceira do Rei".
Serviço de qualidade, sendo de salientar o facto de o empregado ter calçado luvas brancas para colocar na mesa os talheres para a sobremesa.
2.A Qtª do Encontro
A belíssima adega da Qtª do Encontro, pertença da Global Wines (ex-Dão Sul), foi projectada pelo arquitecto Pedro Mateus e é uma referência, não só na Bairrada, como também no país.
A prova de vinhos e a visita ficaram a cargo, mais uma vez, do enólogo Osvaldo Amado, que já estivera connosco no Dão (e comigo num jantar vínico, relatado na crónica "Jantar Osvaldo Amado", publicada em 24/4).
Com um discurso muito didáctico, apresentou 5 vinhos em bons copos Schott: Qtª do Encontro Bical 2017 (nota 16), Encontro 1 2013 (100% Arinto, nota 17,5+), Qtª do Encontro Merlot Baga 2014 (nota 16,5), Qtª do Encontro Preto e Branco 2014 (40 % Baga, 40 % TN e 20% Bical, nota 17+) e Qtª do Encontro Baga 2012 (amostra de casco, nota 18).
Foi uma boa sessão com um prestigiado enólogo, sempre disponível e simpático com toda a gente.
continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário