quinta-feira, 10 de maio de 2018

Enoturismo na Bairrada (III) : Museu do Vinho, Dóri e Curia Palace

...continuando...
3.Museu do Vinho da Bairrada
O grupo foi recebido pelo director deste museu, inaugurado em 2003 e tutelado pela Câmara Municipal de Anadia, que fez uma interessante e oportuna visita guiada à exposição permanente intitulada "Percursos do Vinho" e, ainda, à exposição temporária sobre a obra do pintor Júlio Resende (1917-2011).
Numa das paredes, citando o Decreto-Lei nº 301/2003 de 4 de Dezembro, consta como uma das castas autorizadas na Bairrada a Fernão Pires, cujo sinónimo nesta Região é a Maria Gomes que foi ignorada pelo escriba da lei, sabe-se lá porquê.
4.Restaurante Dóri
Fica na Costa Nova e é muito conhecido pela sua oferta de peixe e marisco. Com uma bela vista sobre a ria, nas mesas toalhas e guardanapos de pano, copos Schott Zwiesel, pão, azeitonas e patés industriais.
Chegaram aos nossos pratos:
.camarões grelhados, choco e lulinhas fritas
.peixes fritos com arroz de lingueirão (bem servido, mas com pouco sabor)
.peixe com massinha
.ovos moles e fruta fatiada
Resumindo, uma boa oferta mas algo desequilibrada, com excesso de fritos
Tudo isto com a companhia do branco Qtª das Bageiras 2017 (a mim coube-me a garrafa nº 877 de 16025) - com base nas castas Maria Gomes, Bical e Cerceal; muito simples, correcto e frutado, notas cítricas, acidez no ponto, volume médio e final curto. Nota 15,5.
5.Curia Palace Hotel
É um hotel de 4* inaugurado em 1926 e remodelado recentemente, embora os quartos continuem a ser demasiado antiquados. Ainda se respira história por aqui...
No entanto, as partes comuns medernizaram-se, pois possui piscina exterior, SPA e golfe.
A gastronomia e o serviço não foram testados, pois não fizemos ali nenhuma das refeições principais. O pequeno almoço, esse, era francamente bom.
continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário