terça-feira, 22 de maio de 2018

Enoturismo na Bairrada (VII) : Qtª das Bageiras e Caves São Domingos

...continuando...
9.Qtª das Bageiras
Na manhã do último dia desta viagem tivemos a oportunidade de visitar a Qtª das Bageiras, na Fogueira e bem perto do restaurante Mugasa, onde fomos recebidos pelo produtor Mário Sérgio Nuno, talvez aquele que melhor simboliza a Bairrada clássica. Ele intitula-se um "vigneron", ou seja, um viniviticultor que só trabalha com vinhas próprias.
O Mário Sérgio, que eu conheço há mais de 20 anos, pertence ao grupo dos "Baga Friends", protagonizado pelos grandes defensores da casta Baga, e foi nomeado "Produtor do Ano" pela Revista de Vinhos (em 2012) e pela Wine (em 2014). Mais, no 10 de Junho de 2014, foi-lhe atribuída pelo Presidente da República a "Ordem do Mérito Empresarial (Classe Mérito Agrícola)".
Entre as diversas crónicas publicadas neste blogue e em que ele é citado, destaco a dedicada ao "Jantar Qtª das Bageiras", publicada em 12/6/2014.
Mas, voltando à nossa visita, é de referir mais uma lição sobre os espumantes, por parte do Mário Sérgio, grande defensor do bruto natural (zero de açúcar), e uma prova de 3 vinhos, em copos Riedel borgonheses:
.Qtª das Bageiras Bruto Natural Rosé 2015 (100 % Baga)
.Avô Fausto 2016 branco
.Pai Abel 2015 branco (o topo de gama em brancos)
No final da visita, ainda fomos obsequiados com uma garrafa do excelente vinagre gourmet Qtª das Bageiras, elaborado a partir de bons vinhos.
Obrigado Mário Sérgio, pela parte que me toca!
10.Caves São Domingos
Esta foi a última visita do grupo que, inicialmente, não estava prevista (o  almoço no Buçaco fica para uma próxima e última crónica). Fomos recebidos pelo director comercial, Alexandrino Amorim de seu nome, pertencendo via matrimonial à família dos proprietários.
A começar, mais uma lição sobre espumantes (aqui faltou alguma coordenação, por parte da organização), visita à adega e prova orientada de alguns vinhos das Caves São Domingos, acompanhados por conservas e Amores da Curia (bolo regional):
.espumante Elpídio 1980
.espumante Lopo de Freitas 2012
.Volúpia 2017 branco
.São Domingos Grande Escolha 2011 tinto
continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário