quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Curtas (CXX) : João Rodrigues, o melhor sommelier..., Wine Shop Ervideira e o mês do Sável

1.João Rodrigues no Mercado da Ribeira
Fui conhecer, recentemente, a banca do estrelado chefe João Rodrigues, vencedor em 2 prémios atribuídos pelo blogue Mesa Marcada (Chefe e Restaurante), no Mercado da Ribeira.
Nesta altura do ano, disponibiliza 6 entradas, 3 pratos de peixe, 3 de carne, 1 vegetariano e 5 sobremesas e, ainda, a sugestão do mês (spaghetti nero de sepia, marisco, lima e coentros) que foi o prato que escolhi. Saborosíssimo!
A acompanhar o branco Lupucinus 2017 (5 €) - presença de citrinos, fresco e mineral, boa acidez, notas amanteigadas, algum volume e final de boca. Uma boa surpresa. Nota 17.
O café, conjugado com um belíssimo bocado de chocolate preto, foi tomado na banca Bettina Corrallo.

2.O melhor Sommelier do Mundo
Apanhei na RTP2, precisamente há 1 semana, este programa que relata o concurso mundial de sommeliers, ocorrido em 2016 na Argentina, acompanhando praticamente todas as provas (algumas muito duras) a que são sujeitos os escanções de todo o mundo, que se candidataram ao referido prémio.
Eram cerca de 60 à partida, chegaram 15 à semi final e 3 à finalíssima (1 francês o favorito, 1 sueco que veio a ganhar e 1 irlandesa muito bem preparada, mas que falhou nas últimas provas).
De referir a quantidade de candidatos nórdicos em concurso, o facto das concorrentes femininas (4) terem chegado todas à semi final e ausência de escanções portugueses.

3.Wine Shop da Ervideira no Restelo
O produtor de vinhos Ervideira vai abrir, neste próximo Sábado dia 15, uma Wine Shop no Restelo (Rua Gonçalves Zarco, 21), onde se poderá provar ou beber um copo ou, ainda, comprar uma garrafa.
A aposta forte é no turismo mas, oxalá eu esteja enganado, nunca vi qualquer turista na Gonçalves Zarco, muito longe dos Jerónimos e da Torre de Belém.

4.Março, mês do Sável 2020
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira vai organizar, uma vez mais, a Campanha de Gastronomia "Março, mês do Sável" no respectivo concelho, disponível em 20 restaurantes aderentes durante todo o mês de Março.
Solicitada à CMVFX a lista dos restaurantes aderentes, não obtive qualquer resposta até este momento e no respectivo portal também nada consta.

1 comentário: