quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Curtas (IV)

1.Fugas
Li no Fugas de 12 de Janeiro o artigo "Os 20 vinhos que mais impressionaram em 2012". Trata-se de uma escolha dos jornalistas Pedro Garcias, Manuel Carvalho e José Augusto Moreira, a funcionar como contra-ponto da escolha do Luis Lopes já aqui mencionada. Também elegeram 15 vinhos de mesa/consumo e 5 fortificados. Só que nesta categoria, para além de 2 Vintage, 1 Colheita e 1 Tawny muito velho, consta 1 Madeira, o Blandy Verdelho 84. Fez-se justiça!
Por outro lado abstiveram-se de palpitar preços. De facto, é preferível estar calado do que debitar disparates.
2.Cozinha Velha
Este restaurante da Pousada D. Maria I, no Palácio de Queluz, continua com o cozido à portuguesa, em serviço de bufete, aos almoços de Domingo (25 € por pessoa).
Já lá não ia há cerca de 2 anos mas, para espanto meu, está tudo na mesma quanto a vinhos. A carta de vinhos não evoluiu: continua a omissão dos anos de colheita, a oferta é confrangedoramente fraca, os preços altos e o vinho a copo resumido ao da casa. Um cartão amarelo ao Grupo Pestana!
3.Fonte Santa
Em visita recente comi uma garoupa no forno de chorar por mais. Antes da dita, uma sopa de cação bem saborosa e, a fechar, um strudel de maçã de qualidade. Os vinhos, oferta do anfitrião, portaram-se muito bem:
.Nostalgia Alvarinho 11 - aroma intenso, notas tropicais, acidez equilibrada, belíssima estrutura; foi o que combinou melhor com a garoupa. Uma boa surpresa. Nota 17,5+.
.Soalheiro Alvarinho 1ª Vinhas 11 - mais mineral, mais elegante e mais persistente, mas não ligou tão bem com a garoupa. Nota 17,5 (noutras situações 17,5+/17,5).
.Moscatel  António Saramago Reserva 07 - citrinos, mel, frutos secos, muito fresco, corpo e final de boca médios. Nota 16,5 (noutra 17).
4.Saca Rolhas milagroso
Na crónica Vinhos em família (XL), publicada em 17/1/2013, a abertura das garrafas Blandy Terrantez 69, Marquês de Borba Reserva 97 e Gilbert's Vintage 99, só foi possível graças ao meu saca rolhas de lâminas, que tem praticado autênticos milagres. Todos os enófilos que se prezem deveriam ter um.

Sem comentários:

Enviar um comentário