terça-feira, 29 de outubro de 2013

Almoço no Café Lisboa: o bloco central do chefe José Avillez

Recentemente fui conhecer o Café Lisboa que, com o Cantinho do Avillez (ver crónica "Almoço no Cantinho do Avillez" de 10/9/2011, uma das mais lidas desde sempre, vá lá saber-se porquê), forma o bloco central dos espaços de restauração do conceituado José Avillez. Ficam por conhecer as 2 pontas, a Pizzaria Lisboa e o estrelado Belcanto. Com tanto projecto próprio, ainda se coligou com o H3 e entrou no mundo das empadas (ver "Empadaria do Chef: nem tudo o que parece, é...", crónica publicada em 28/12/2011).
O Café Lisboa é um espaço emblemático, ou não estivesse situado num hall do teatro de São Carlos, aberto para a restauração há já alguns anos, mas sempre sem grande brilho. Apesar das mesas despojadas, é acolhedor. Fiquei numa mesa praticamente por baixo de um grande caranguejo, revestido a crochet, com a assinatura da Joana Vasconcelos.
A ementa é simples, mas muito bem conseguida a avaliar pelo que comi. Optei por uma das especialidades, o Pastel Lisboa com arroz de grelos. De comer e chorar por mais, com a massa fina e tenríssima, a ligar muito bem com um delicioso arroz de grelos servido à parte.
Quanto a vinhos, inventariei 2 espumantes, 2 champanhes (todos a copo), 14 brancos (2 a copo), 12 tintos (apenas 1 a copo), 3 Portos, 1 Madeira e 1 Moscatel (todos a copo).
Escolhi o tinto da casa JA Projecto José Avillez e José Bento dos Santos 2008 (4 €) - muito frutado, especiado, notas achocolatadas, acidez equilibrada, taninos sedosos, alguma estrutura e bom final de boca; muito gastronómico. Nota 17,5. Como vinho da casa é uma boa surpresa, pois na maior parte da restauração costuma ser uma zurrapa.
O vinho estava acima da temperatura recomendada, mas a garrafa foi rapidamente substituída por uma correcta. Serviço profissional, tendo sido mostradas as garrafas, o vinho dado a provar e servido num bom copo Schott, embora a olho.
Em conclusão, bloco central aprovado (não extrapolar para outras matérias!).

Sem comentários:

Enviar um comentário