quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Curtas (XLVI) : Sabores d' Itália e livros para o Natal

1.Sabores d'Itália
Já aqui referido por diversas vezes em "Sabores d' Itália, sempre!", Páscoa na Bairrada (II)" e "Sabores d' Itália revisitado", crónicas publicadas em 9/3/2011, 10/4/2012 e 14/5/2013, este restaurante, radicado nas Caldas da Rainha, é para mim o nº 1, vindo a ocupar o lugar do saudoso Flora, em Vila Franca de Xira. Tudo neste espaço é de muita qualidade, seja a gastronomia, a carta de vinhos, o serviço eficiente e profissional, o ambiente requintado e a simpatia dos donos, o Norberto na sala e a Maria João na cozinha.
É por tudo isto, que eu ao votar no melhor restaurante em Portugal, no âmbito da iniciativa anual do blogue Mesa Marcada, tenha sempre escolhido o Sabores d' Itália. Eles merecem!
Em recente visita voltei a escolher a sopa rica de peixe, o risotto de sapateira e a sopa de amoras com gelado, Tudo no patamar da excelência!
Por sugestão do dono, bebi um copo do branco Casa das Gaeiras Resrrva Vinhas Velhas 2013 (DOC Óbidos) - com base na casta Vital; aromático, fruta madura, excelente acidez, alguma gordura, complexidade, notável volume e final longo. Desconhecia este vinho, um grande branco e um dos melhores provados em 2014. Nota 18.
2.Livros para o Natal
Com o Natal à porta, não faltam sugestões para uma boa prenda, relacionada com o mundo do vinho, especialmente se dirigida a enófilos, militantes ou não:
.Douro - Rio, Gente e Vinho, de António Barreto (Ed. Relógio d' Agua)
.Guia do Enoturismo Portugal, de Maria João Almeida (Ed. Zest), em português e inglês
.Cada Garrafa Conta uma História, de Ana Sofia Fonseca (Ed. A Esfera dos Livros)
.Celebrar - o Melhor Vinho para cada Data Especial do Ano, de Vasco d' Avillez (Ed. Livros Horizonte)
.Dicionário Ilustrado do Vinho do Porto, de Manuel Pintão e Carlos Cabral (Porto Editora)
Não há fome que não dê em fartura...

Sem comentários:

Enviar um comentário