terça-feira, 21 de junho de 2016

The Sandeman Chiado : a Sogrape em Lisboa

A Sogrape entrou em grande na cidade de Lisboa. Depois de parcerias com restaurantes (é o caso do Garrett 47, na Rua Garrett e do Delfina, na Praça do Município), recentemente assumiu, por iniciativa de Manuel Guedes, o responsável pelo Clube Reserva 1500, um espaço no Largo Rafael Bordalo Pinheiro, que tem como sub-título o sugestivo nome "Porto Wine Meets Food". O objectivo principal, segundo me afirmaram no local, é a promoção da marca Sandeman, a menos conhecida em Portugal.
Sala acolhedora, alguns armários térmicos Enomatic, mesas despojadas e guardanapos de pano.
O menú, não muito extenso, apresenta algumas sopas, pratos para partilhar e petiscar, para além de sugestões no tacho. O que o distingue de todos os outros é que, para cada prato, sugere um Porto Sandeman ou um coquetel à base do mesmo.
São 14 as referências de Porto Sandeman, 6 das quais a copo e todas a preços muito sensatos. Já o mesmo não direi da restante oferta, 5 brancos (todos a copo), 2 rosés (1) e 8 tintos (2), com base exclusiva nas marcas da casa. Até por isso, os preços deveriam ser mais acessíveis (para reflexão do Manuel Guedes, mentor do projecto). Mais: na carta de vinhos não consta nenhuma referência de gama alta, o que não se entende.
Optei por um copo do Qtª de Carvalhais Encruzado 2014 (5,50 €, uma exorbitância!) - citrinos bem presentes, fresco e mineral, alguma gordura, acidez e volume. Gastronómico, acompanhou bem o salmorejo com presunto e ovo cozido e, ainda, as línguas de bacalhau. Nota 17,5+.
A garrafa veio à mesa e o vinho dado a provar num copo aceitável e em quantidade generosa (foi servido por 2 vezes, para não aquecer). Serviço eficiente e profissional.
Aconselho este espaço a todos os enófilos, militantes ou não.

2 comentários:

  1. o preço desse encruzado é alto mas o pior é que é comum ver esse nível e até mais, noutros lugares.

    se bem me lembro o tapas-bar do tágide também era "feudo" sogrape. ainda existe? jantei lá bem.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo comentário.
    Fez bem em lembrar o tapas bar. Penso que ainda existe, mas não sei se mantém a parceria com a Sogrape.

    ResponderEliminar