terça-feira, 27 de setembro de 2016

Curtas (LXXX) : Bagos Chiado, Sabores d' Itália, By the Wine e EVS Bairrada

1.Bagos Chiado: o regresso do chefe Henrique Mouro
Depois de ter marcado fortemente a cozinha do Assinatura, de boa memória, que não resistiu à sua saída e acabou por fechar as portas, eis que o chefe está de volta. Este novo projecto do Henrique Mouro, uma aposta muito forte nos arrozes, instalou-se no Bagos Chiado (Rua António Maria Cardoso, 15 B). Já lá fui e tenciono voltar todas as vezes que puder. Oportunamente farei a minha crónica. Entretanto, podem ler o que foi publicado no blogue Joli (que assino por baixo), para o qual tenho um link.
Desejo ao Henrique Mouro todos os sucessos a que nos habituou, quando no tempo do Assinatura.
Obrigatório conhecer!
2.Sabores d' Itália
Este espaço, situado nas Caldas da Rainha (Praça 5 de Outubro, 40), com uma cozinha e serviço de sala irrepreensíveis, do qual tenho falado inúmeras vezes, é, para o meu gosto, o melhor restaurante que conheço em Portugal. Finalmente, alguém (o crítico gastronómico Fortunato da Câmara, na revista E do último Expresso) escreveu sobre ele, titulando "Vai formoso e seguro...".
Os meus parabéns aos seus mentores, Norberto (na sala) e à Maria João (na cozinha)!
Obrigatório visitar!
3.By the Wine
Alguém escreveu que o melhor prego do lombo que se come em Lisboa era o do José Avillez, disponível no seu Bairro. Provei e gostei, mas tinha na memória que o do By the Wine era excepcional. Voltei há dias a este apelativo espaço da José Maria da Fonseca e posso confirmar que este último é o melhor que se pode comer em Lisboa e arredores. Mais, harmonizou, na perfeição, com um branco Pasmados 2007. Mais ainda, a ementa alargou-se a alguns pratos emblemáticos do chefe José Júlio Vintém: borrego no forno, bochecha de vitela de colher e perdiz de escabeche.
Obrigatório provar!
4.Encontro do Vinho e Sabores Bairrada 2016
Este EVS vai acontecer no Velódromo Nacional, em Sangalhos, de 30 de Setembro a 2 de Outubro, sendo de destacar 3 provas comentadas por críticos da Revista de Vinhos e, ainda, 2 jantares temáticos. Mais informação pode ser lida no blogue Comer Beber Lazer, para o qual também tenho um link.
Obrigatório participar!

Sem comentários:

Enviar um comentário