quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Grupo de Prova dos 3 (7ª sessão)

Os vinhos foram da minha garrafeira e o restaurante escolhido, o Assinatura, foi da minha responsabilidade. A qualidade gastronómica foi, mais uma vez, alta, e o serviço eficiente e profissional como sempre.
A entrada, salmão fumado, acompanhou o branco Qtª da Pellada Primus 09, um dos vencedores do painel de brancos organizado pela RV. Aroma frutado algo contido com notas de baunilha, acidez pronunciada, madeira discreta, algum tostado, profundidade e bom final. Vai seguramente durar ainda uns anos. Nota 17,5+.
O prato, vitela estufada com castanhas, acompanhou bem 2 tintos de gama alta :
.Kompassus Private Selection Baga 05 - muito elegante, notas florais, excelente acidez, boa profundidade de boca e final longo. Um dos grandes vinhos portugueses. Nota 18 (noutras situações 18,5/18,5+/18,5).
.Aalto PS 05 - aroma muito complexo com notas de tabaco e couro, boca potente com taninos domados e final longo. Nota 18,5 (noutra situação igual nota).
Veio ainda para a mesa, a pedido de um elemento mais esfomeado, um prato de vitela maronesa na sertã, excelente segundo o testemunho daquele amigo.
Com a sobremesa, tarte de limão e merengue, avançou um ice wine canadiano, o Inniskylin Vidal 06. Aroma exuberante com notas de citrinos, gordura equilibrada com excelente acidez, grande boca e final longo. Nota 18.
Uma grande jornada eno-gastronómica.

Sem comentários:

Enviar um comentário